Como obter mais resultados em sua Autoescola – CFC, através do Planejamento e da Gestão de Marketing?

04/07/2017

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Quando falamos de planejamento e Gestão para micro e pequenas empresas, parece ser algo muito sofisticado e até difícil para empresários que tem uma rotina bastante atribulada, sendo em muitos casos o "faz tudo" em sua empresa.

Existem situações reais, onde, o proprietário da Autoescola - CFC, é também o instrutor, o gerente, o administrador e até o office boy.Diante desta realidade que muitos enfrentam, a rotina com a execução consome praticamente todo o seu tempo, onde o mesmo não consegue exercer o seu principal papel, que é o de ser gestor de seu negócio. Isto implica diretamente na dificuldade de ampliar a sua visão de mercado, enxergar novas oportunidades, desenvolver novas competências, e de planejar para fazer uma gestão eficaz, que projete o desenvolvimento e crescimento de seu negócio, tornando-o mais saudável financeiramente e em todos os demais âmbitos.

A Gestão é o processo de administração, que visa atingir os objetivos e as metas de uma empresa, de forma eficiente e eficaz. "A administração é um processo operacional composto por funções como: Planejamento, organização, direção e controle." _ Peter F. Drucker. O processo de gestão, precisa abranger de forma eficiente todas as áreas da empresa, como: RH-pessoas, finanças/custos, operacional, marketing, comercial-vendas.

Diante deste cenário, vamos focar aqui, no processo de planejamento e gestão de marketing que é um ponto fundamental, para o êxito de uma Autoescola - CFC que deseja se posicionar de uma forma diferenciada no mercado e aumentar seus resultados. 

A gestão de marketing implica em um planejamento prévio das ações que serão realizadas para divulgar e fortalecer a imagem/marca da empresa, e projetar seus produtos/serviços impactando na conquista e fidelização de clientes que vão desejar consumi-los.


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Quando falamos de marketing, a maioria das pessoas associam seu conceito com propaganda. Entretanto, é importante saber que marketing não é propaganda, é um processo que antecede a mesma. Marketing é um conjunto de estratégias planejadas com foco no público alvo que se deseja atingir, a partir da identificação e criação novas necessidades que gerem valor para as pessoas.


"...é importante saber que marketing não é propaganda, é um processo que antecede a mesma..."


Um exemplo simples para ilustrar o que é marketing, e a importância deste processo dentro de uma empresa é a Apple de Steve Jobs. Talvez você pense que é um exemplo bem distante de sua realidade. Mas não é. Quem conhece um pouco da história de Steve Jobs, sabe que o mesmo iniciou o empreendimento de seus sonhos, no fundo de uma garagem, e que nem uma faculdade chegou a concluir.

Qual será o segredo de tanto sucesso da Apple? Por qual motivo é uma marca tão desejada, com tantos fãs pelo mundo?

Um dos segredos, pode ser atribuído, na intenção positiva de se criar algo novo, que fosse efetivamente agregar e facilitar a vida das pessoas e causar impacto às mesmas. A visão de Jobs, sempre foi inovar, ser impecável nos detalhes, tornar seus produtos acessíveis ao manuseio por qualquer pessoa, de qualquer idade. Pessoas comuns e com pouco conhecimento tecnológico se acostumaram a usar um aparelho que só funciona através de toques na tela.

O iPhone por exemplo, foi feito pensando em ajudar qualquer pessoa a usá-lo sem complicações. Dentre as pessoas mais beneficiadas pela extrema preocupação da Apple em produzir um aparelho completo, estão as que tem deficiências, principalmente sensoriais. O iPhone traz uma série de recursos de acessibilidade que ajudam essas pessoas a usá-lo sem grandes dificuldades, simplificando suas vidas e consequentemente ampliando suas perspectivas.

Diante disto, é possível constatar, que um dos grandes segredos da Apple, é se preocupar em entregar o melhor para os seus clientes, ir além da entrega de um bom produto. O processo de planejamento e gestão de marketing, faz parte do sucesso de qualquer empresa, que quer ir além, e que se preocupa sinceramente em satisfazer as necessidades das pessoas. 


"...um dos grandes segredos da Apple, é se preocupar em entregar o melhor para os seus clientes, ir além da entrega de um bom produto..."


Um dos objetivos do marketing é facilitar o processo de vendas, pois, quando uma empresa se dispõe a pensar no que vai fazer diferença na vida de um cliente, o que vai tocar o seu sentimento, o que vai satisfazer suas reais necessidades, e o que pode fazer para agregar ainda mais valor, superando suas expectativas, automaticamente, o seu processo de vendas é beneficiado, minimizando-se o esforço da venda, a barganha por preços.

Trazendo isto para a realidade do setor de Autoescolas - CFC's, pare neste instante e pense quais concorrentes de seu setor, você mais admira, e gostaria de atingir o mesmo nível de excelência, não só em infraestrutura, mas aqueles que você sabe que são os mais desejados e indicados pelos clientes, que fazem algo efetivamente diferente.

Bom, se você admira muitos concorrentes, é sinal que seu mercado está inovando, e o consumidor está sendo beneficiado. Mas se você teve que se esforçar e contar nos dedos, significa que há um oceano azul a ser explorado e você pode ser um dos pioneiros indo além da venda de uma carteira de habilitação.


"Para você começar a pensar no planejamento e gestão de marketing de sua Autoescola - CFC, caso ainda não o faça, comece colocando a satisfação de seus clientes em primeiro plano."


Em que mais a sua Autoescola - CFC pode agregar além de ter um bom atendimento no balcão, um bom carro e um bom instrutor? Se você já possui estes três itens básicos, excelente. Mas isto é só o começo. Que outros serviços de valor agregado, você pode ter para facilitar a vida de seus alunos/clientes? 

Um exemplo, pode ser o apoio psicológico, que pode dar mais segurança e equilíbrio emocional, para seus alunos/clientes que tem medo de dirigir.

Que nichos de mercado você pode desenvolver um trabalho diferenciado, com uma comunicação específica que faça sentido para as pessoas? 

Um exemplo, é o nicho da terceira idade, que com o aumento da expectativa de vida, mais pessoas estão tirando carteira de habilitação.

Algumas Autoescolas- CFC's estão mudando até na forma de comunicação com seu público alvo, saindo do foco da venda de carteira, e vendendo sonhos e autoestima.



Não perca as suas ideias, faça um plano de ação, simples, mas bem estruturado para facilitar a sua gestão e execução do que for efetivamente ser colocado em prática.

Para cada ideia que você tiver coloque:

  • Uma justificativa, relatando qual o objetivo da mesma;
  • Qual a diferença vai impactar na vida de seu cliente e em seu negócio; 
  • Relacione quais etapas precisará colocar em prática para que esta ideia saia do papel;
  • Onde será realizada, e por quem e em qual período de tempo; 
  • Como será o método de realização/execução desta ideia no dia a dia. 
  • Qual o investimento ou parceiros-chave você precisa para colocar esta ideia em prática;
  • Como você vai mensurar os resultados;
  • O que será imprescindível para que esta ideia colocada em prática seja bem sucedida; 
  • Como será o método de realização/execução desta ideia no dia a dia;
  • Qual o investimento ou parceiros-chave você precisa para colocar esta ideia em prática;
  • Como você vai mensurar os resultados. 

Todas estas ações, compõe a estrutura de qualquer planejamento básico.

A gestão deste processo se dará no dia a dia, a partir do momento que as ações planejadas forem efetivamente executadas, tendo como objetivos principais:

  • Organizar os processos;
  • Identificar pontos fortes e de melhorias;
  • Medir o desempenho e resultados das ações implementadas;
  • Ouvir o feedback dos clientes internos e externos;
  • Adotar ações corretivas e decisões em tempo hábil.

O empresário que organizar melhor o seu tempo para planejar e gerir a sua Autoescola - CFC, visando efetivamente agregar algo que faça sentido, que faça a diferença e que agregue valor à vida das pessoas, certamente, estará no caminho de atingir o ciclo da excelência, e de ser uma empresa desejada com uma legião de fãs, e atingirá resultados inimagináveis.

Thayane Fidelis de Aquino 
Consultora de Marketing e Vendas para Autoescolas - CFC's
Desenvolveu o Programa CFC de Sucesso
contato@asaestrategias.com.br


Caso você tenha interesse em tirar dúvidas, ou sugerir temas para que eu aborde, fique a vontade. É só me enviar um e-mail logo abaixo.

Um abraço e obrigada!

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