4 Dicas para sua Autoescola - CFC, aproveitar o Potencial das Redes Sociais para aumentar as vendas!

01/12/2017

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Sua Autoescola - CFC, está vendendo pelas redes sociais? 

Fizemos um Infográfico, role a página, e veja lá em baixo. O objetivo foi destacar alguns números, que ressaltam cada vez mais, o potencial da internet e a importância de um investimento focado em marketing digital, mais especificamente nas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube, para este setor.

O mais interessante, é que o custo x benefício destes investimentos, são excelentes, se as estratégias adotadas forem assertivas. Digamos que se você investe R$ 100,00, e consegue captar no mínimo uns 5 leads (clientes potenciais), e destes, se você fecha pelo menos um, num ticket médio de R$ 1.000,00, você "ganhou" dez vezes o que investiu. 

Muitas Autoescolas, fazem posts bem bacanas, postam fotos de alunos, aprovados, fazem vídeos, mas deixam tudo ali, parado em sua página, somente para aquele público que muitas vezes já comprou e que já é fã.

O objetivo de todas estas estratégias, é justamente, conquistar novos clientes, e para isto você precisa, fazer o "dever de casa", direitinho.

E qual é a lição de casa?

1- Aumente a Divulgação de seus Canais! 

Divulgue mais os seus canais, consiga mais seguidores, que sejam públicos potenciais para o seu negócio. No Facebook por exemplo, você pode impulsionar a sua Fã Page, de forma segmentada, com foco no público/região que almeja atingir. Você ganhará mais curtidas, de potenciais clientes, e quando postar algo, pode despertar o interesse dos mesmos. 

Na sua Fanpage, logo no início, aparecerá esta informação. Você clica em Promover Página, e faça o processo. Ressalto a importância de definir bem o público alvo por faixa etária, interesse e região. 

Outra forma de conseguir mais seguidores, é colocar o processo no automático. Isto é indicado para o Instagram, onde tem várias empresas no mercado que você paga uma mensalidade, a partir de R$ 29,00 ou até menos, para que o robô siga as pessoas com o perfil que sua empresa almeja, e consequentemente, elas começam a te seguir também. 

O resultado de aumento de seguidores é instantâneo, sendo que em uma semana, você poderá ter uma média de 300 seguidores a mais. Reforço que o planejamento precisa ser assertivo, para que você obtenha resultado.

Alguns números para te animar:

  • Facebook - rede social mais usada - com 1,86 bilhão de usuários ativos por mês. 
  • 76% dos usuários visitaram o site diariamente em 2016. 
  • Mais de 50 milhões de empresas usam o Facebook Business. 
  • 100 milhões de horas são gastas por usuários vendo vídeos no Facebook diariamente. 

2- Faça campanhas no Facebook!

As campanhas são diferentes do impulcionamento de posts. Com o impulsionamento, que você clica e já faz na própria página, você consegue muitas impressões, algumas curtidas, e nem tantas conversões. 

As campanhas, tem um planejamento mais minucioso, e geralmente são atreladas a algum benefício que desperte o interesse de seu público. Como uma promoção especial, um e-book gratuito, etc. 

Contudo, é preciso ter uma página de captura deste leads, que clicarem na promoção, direcionando-os para uma langing page (página destino), que é uma página de captura, onde você irá colher quatro informações básicas: Nome,  WhatsApp e Mensagem. Gosto de colocar o campo mensagem, pois muitos clientes gostam de fazer perguntas e tirar dúvidas. Mas um campo curto, sugiro. O e-mail também é de extrema importância, contudo, não vejo a maioria das Autoescolas, explorarem este canal para gerar negócios.

Veja abaixo um exemplo de como funciona. Desta forma, os resultados das campanhas feitas com mais cuidado, gerarão muito mais retorno para sua Autoescola - CFC.

3 - Faça Campanhas e acredite mais no Instagram

Se sua Autoescola-CFC, quer vender para jovens e mulheres, esta rede é o canal. 

No Instagram, você também pode impulsionar posts e fazer uma campanha totalmente direcionada para seu público alvo. Uma outra dica importante, é que você pode integrar o seu Facebook com o seu Instagram, e fazer as campanhas ao mesmo tempo de forma integrada. Dá muito resultado.

Veja o que mais você pode fazer no Instagram para potencializar suas vendas de CNH.

  • Postagem de Fotos e Vídeos curtos. 
  • Instagram Stories - dia a dia e bastidores da Autoescola. As pessoas são curiosas e gostam de saber o que acontece no dia a dia. O Stories, é uma forma de você criar uma relação com o público e aumentar o acesso e visibilidade de sua rede.
  • Engajamento de Audiência. 
  • Atendimento ao cliente,
  • Captação e conversão de Leads.

Veja alguns números:

  • 32% dos adolescentes consideram o Instagram a rede social mais importante.
  • Mulheres na internet estão mais propensas a usar o Instagram do que os homens: 38% vs. 26%.
  • A maioria dos usuários do Instagram estão entre 18-29 anos.
  • Instagram Stories já conquistou 150 milhões de usuários ativos em pouco tempo de vida.
  • 51% dos usuários de Instagram acessam a rede diariamente e 35% afirma usar a plataforma várias vezes por dia. 

4- Invista em vídeos e em um Canal no Youtube

O Youtube, é uma rede social que está crescendo exponencialmente. Vários artistas por exemplo, começaram a se atentar para o potencial deste canal, como forma de divulgação e fidelização de público. Provavelmente você já ouviu falar dos Youturbers como Felipe Neto, Windersson Nunes, Dani Russo, dentre outros, com milhões de seguidores. 

Não é esta a proposta aqui, mas só para te depertar para o potencial de um canal que é totalmente gratuito e que sua Autoescola - CFC, pode utilizar para dar aulas de reforço online, por exemplo, dar dicas para futuros motoristas, fazer vídeo aulas com simulados do Detram, mostrar o dia a dia da Autoescola, postar depoimentos de alunos, enfim, basta planejar e começar a fazer. O Ronaldo Cardoso por exemplo da Leg Trânsito, tem quase 600.00 seguidores e é referência no canal com suas videoaulas.

Daí, você deve estar pensando, mas o que eu vou ganhar fazendo um trabalho de graça?

Talvez inicialmente nada. Mas com o passar do tempo, vai ganhando notoriedade, autoridade, e começa a monetizar o seu negócio. É um assunto, que merece sua atenção e um planejamento estratégico, para definir melhor o que fazer e como.

Alguns números para você começar hoje o canal da Autoescola - CFC

  • Mais de 1 bilhão de usuários visitam o YouTube a cada mês, gastando mais de 4 bilhões de horas assistindo a vídeos; 
  • Vídeos tem uma taxa de cliques 41% maior do que textos simples; 
  • Vídeos no email marketing podem aumentar as taxas de cliques em até 96%. 

Veja abaixo o infográfico que enfatiza ainda mais o pontencial da internet. 

Sua Autoescola - CFC, já tem "Para Casa" para começar 2018 com o pé direito!

Boa sorte! E um grande abraço.

Thayane Fidelis - Master Business Coaching - Consultora de Marketing e Vendas. Idealizadora do Programa CFC de Sucesso.

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