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5 Erros que inviabilizam suas vendas nas Redes Sociais

Foto do escritor: Thayane FidelisThayane Fidelis


As Redes Sociais, já se integraram ao nosso dia a dia. Qual de nós que passa um dia sequer, sem acessar Facebook, Instagram ou Linkedin, pelo menos?


A todo instante estamos conferindo informações e nos relacionando com as pessoas através destes canais. E estes, passaram a ter uma importância crucial nas estratégias de marketing e vendas de todas as empresas do mercado. Desde um boteco à uma grande instituição.


Investir nas estratégias de marketing digital, através das redes sociais, é essencial para ajudar na divulgação e vendas de seus produtos/serviços.


Entretanto, muitas empresas não utilizam todo potencial das redes sociais, cometendo erros que inviabilizam o seu sucesso em termos de engajamento, relacionamento e vendas.


Veja abaixo os 5 (cinco) erros que impendem a sua empresa de obter mais resultados.


ERRO Nº1- NÃO DEFINIR O PÚBLICO ALVO/PERSONA CORRETAMENTE


O primeiro erro que inviabiliza o sucesso das ações de marketing e vendas nas redes sociais, é a não definição correta do público alvo/persona. É comum todos quererem vender para todos os públicos, de todas as faixas etárias e em amplas regiões, entretanto, isso dificulta a taxa de conversão de Leads que realmente tem potencial de compra.


As vezes o potencial cliente fica interessado em sua divulgação, mas foge totalmente de sua região, ou seja, sua localização fica muito distante e sua oferta passa a não fazer sentido. Por isto, é de suma importância que para cada campanha realizada nas redes sociais, o planejamento seja para público certo. Para tanto, é importante você antes de tudo, saber quem é o seu Persona.


O nível de detalhamento que o Facebook proporciona hoje para se chegar ao público certo, é fantástico. E o Instagram e Linkedin também possuem ótimas ferramentas para se chegar ao perfil certo. O que é preciso é planejar, antes de tudo, saber para quem vender e desenvolver uma comunicação assertiva.


ERRO Nº2 – POSTS SEM ENGAJAMENTO DE VENDAS


Um erro muito comum que muitos empreendedores de micro e pequenas empresas cometem, é não entender nada de marketing digital, e delegar para terceiros, que nem sempre são especialistas. Isso vira uma roda de descontentamento, levando-se ao discurso de que aquele canal não funciona pra mim.


Um erro comum que cometem é contratar pessoas ou empresas que se preocupam mais com o designer dos posts, do que com a funcionalidade dos mesmos.


Funcionalidade é o papel que esta comunicação deve cumprir. É ter claro se é só para marcar presença, com uma estratégia de branding, ou seja, de trabalhar de forma constante o posicionamento da marca, ou se tem o objetivo de engajar o público para uma ação de compra.


As duas funcionalidades supracitadas, são plausíveis, mas muitos só estão investindo na primeira (branding), por não saber gerar resultados com a segunda (vendas).


É preciso ter o equilíbrio entre as ações institucionais (branding) e de vendas. Dependendo do produto serviço, o cliente precisa receber estímulos mais diretos para comprar. Para entender que se trata de uma oportunidade.


Por exemplo, postagens de roupas, sapatos, bolsas, acessórios, etc., são mais fáceis de ter engajamento constante e uma solicitação espontânea de compra por parte dos clientes.


Já a venda de um serviço, de uma lavanderia por exemplo que só posta mensagens de roupas organizadas, limpas e cheirosas, com certeza inspira e fica na mente do cliente potencial, mas não faz com que tome uma atitude mais urgente de consumir o seu serviço.


Por isto, as ações de vendas são importantes sim. Muitas vezes o cliente está pronto para comprar, mas como ninguém oferece nada ele permanece em sua zona de conforto, e fica usufruindo de conteúdos e informações gratuitas oferecidas no processo de nutrição de leads.


Para gerar mais engajamento e conversão de vendas, a comunicação precisa ser mais assertiva, com palavras, imagens e estímulos que vão ao subconsciente do cliente. As técnicas de neuromarketing trabalham bem neste sentido.


ERRO Nº3 – NÃO TER FREQUÊNCIA DE POSTAGENS 


O terceiro erro está em querer ter resultados sem ter uma frequência de postagens.  Estas postagens e campanhas, podem ser tanto no Facebook e Instagram simultaneamente, quanto no Linkedin. É preciso planejar os canais antecipadamente.


O WhatsApp, também pode integrar estas estratégias, a medida que você for captando os números de potenciais clientes através de suas campanhas, você pode também utilizar este canal para se relacionar com eles, enviando conteúdos de valor diretamente em seu Whats.


O ideal, é você ter pelo menos, duas postagens estratégicas semanalmente, com impulsionamento, e pelo menos uma campanha ou duas mensais, integradas a Landing Pages, que é uma página destino para captura de cadastros para que você tenha  uma lista de leads mais consistente e com maior potencial de conversão em vendas.


ERRO Nº4 – FALTA DE AGILIDADE NO REPOSICIONAMENTO DAS CAMPANHAS


O quarto erro que dificulta para você não ser tão assertivo nas estratégias de vendas através das redes sociais, é não ter agilidade para reposicionar a comunicação das campanhas que promove, a medida que identifica que não geraram engajamento.


Pode ser que a chamada não foi atrativa, que cor da peça não gerou impacto, ou que a postagem ficou poluída, ou que a vantagem não despertou interesse, ou seja, em algum ponto a comunicação não foi assertiva, e um dos grandes segredos está em alterar com agilidade esses ponto que mencionei até entender o tipo de comunicação que funciona para o seu público gerando mais engajamento.


Por isto é importante gerir as campanhas em tempo real, para que todos os ajustes sejam feitos com agilidade para alcançar os resultados que almeja.


E se você contratou alguém para fazer este trabalho para a sua empresa, entender como tudo funciona e acompanhar de perto os trabalhos, certamente otimizará os seus resultados.


ERRO Nº5 – FALTA DE GESTÃO DOS CONTATOS ATÉ A VENDA


O quinto erro, que inviabiliza sua empresa de usufruir de uma alta taxa de conversão de leads (clientes potenciais) em verdadeiros clientes, é justamente não fazer a gestão dos contatos DIARIAMENTE e com AGILIDADE.


Isso mesmo, todos os dias você precisa de retornar para aqueles leads que após um primeiro contato de sua empresa, falaram que tem interesse em seu produto ou serviço em uma data específica. Por isso um sistema de CRM é de suma importância para gerir todas as campanhas de marketing e vendas.


A agilidade é importante tanto no tempo de resposta relacionado ao primeiro contato do futuro cliente, quanto nos retornos pontuais nas datas acordadas.


O que ocorre é que algumas empresas, conseguem até gerar um bom número de leads, mas só fazem um primeiro contato,  muitos nem contatam os clientes potenciais, ficam a espera de uma ação dos mesmos. Além disso, muitos não abordam o cliente da forma adequada, perdendo-se assim a oportunidade da venda.


Muitas empresas começam a responder uma série de clientes no Facebook, Instagram e WhatsApp, com um tal de copia e cola, sem se quer saber de onde a pessoa é, qual sua região, se foi indicada por alguém, etc., ou seja não personalizam o atendimento. Até através de um Chat Bot hoje, é possível fazer atendimentos mais personalizados.


Não adianta nada, investir em estratégias de marketing e vendas pelas redes sociais, sem desenvolver uma boa estratégia de comunicação, engajamento, relacionamento, atendimento e gestão precisa. Somente assim, os tão sonhados leads, chegam a se tornar clientes efetivamente.


Autora: Thayane Fidelis - Especialista em Marketing e Vendas


 

Deixe aqui abaixo, suas dúvidas, que responderei com prazer! Até Breve!

 

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