12 dicas poderosas que estão ao seu alcance!
Quando falamos em Branding para uma micro e pequena empresa, muitas não sabem do que se trata, ou acham que está fora de seu alcance.
Se você não entende do que se trata, terá agora a oportunidade de entender o que é branding, e como esta estratégia é de suma importância para o seu negócio e para potencializar o valor de mercado de sua marca.
Verá também, que é uma estratégia que está sim, ao alcance das micro e pequenas empresas e como começar a colocar em prática.
Em primeiro lugar, vamos entender a diferença entre marca e branding.
O que é uma Marca?
Marca é a representação e personificação do corpo e da alma (essência) de uma empresa, representada por um símbolo.
Quando falamos por exemplo da marca Apple, não estamos falando de seu logotipo, estamos falando de sua representatividade; como impacta as pessoas com seus produtos, serviços, e proposta de valor, e naturalmente, a associamos com tecnologia de ponta, qualidade e inovação.
O símbolo representa e personifica a identificação de uma empresa, seus produtos e serviços, sendo este um dos elementos que compõe uma marca, dentre outros que fazem parte da construção da mensagem que a mesma deseja transmitir para o público alvo/persona, como as cores, sensações e emoções.
O que é Branding?
Branding é um conjunto de estratégias para construir a imagem de uma marca na mente do consumidor. Objetiva criar estruturas mentais e ajudar o consumidor a conhecer sobre os produtos/serviços, com uma visão mais clara dos mesmos, facilitando a sua tomada de decisão.
A estratégia de branding engloba todo processo de construção e gestão da marca, desde a criação do nome e logotipo, até as imagens e os sentimentos evocados na mente dos consumidores. Corresponde à identidade da empresa, que precisa ser única em todos os pontos de contato, e ter ligação com os interesses e necessidades do público alvo/persona, que se pretende atrair.
O Branding trabalha com os aspectos mais subjetivos de uma marca, como a percepção e as emoções transmitidas, os valores que compartilha, e como agregam efetivamente na vida das pessoas.
Toda estratégia de branding, visa agregar valor para a empresa, e tornar congruente a promessa de valor proposta, com a sua entrega.
Como podemos observar no diagrama abaixo, uma estratégia de gestão de marca, é muito mais abrangente do que muitos possam imaginar, pois, permeia todas as áreas da empresa, buscando uma comunicação integrada a partir da conscientização de todos os envolvidos.
Branding e sua relação com todas as áreas de um negócio
Investir em branding gera reputação e reconhecimento para a melhoria dos resultados do negócio e até mesmo a redução de investimentos em publicidade e propaganda, a medida que a marca ganha maior notoriedade.
Quando falamos de marca e branding, não restringimos apenas à empresas, mas também às pessoas. Já é uma realidade, a associação imediata dos consumidores, da marca com os líderes das empresas.
“As corporações não possuem marcas. Pessoas possuem marcas. Esta é a revolução. Isto separa aquelas que vão sobreviver, daquelas que vão morrer. As pessoas não querem falar com corporações sem rosto. Elas querem falar com as pessoas que estão dentro das corporações.”. Marc Gobé, autor do livro “A Emoção das Marcas”.
No diagrama abaixo, é possível analisar de forma sucinta, a coerência da estratégia de branding da Apple.
Branding Apple
A percepção de valor que o cliente tem da marca, precisa estar alinhada com a proposta de valor da empresa. No caso da Apple, os clientes percebem com clareza que é uma empresa inovadora, com produtos e serviços de qualidade, referência em tecnologia, que entrega valor, supera expectativas e respeita o consumidor.
Há muitos casos de reposição de aparelhos e equipamentos que deram problema e a assistência, geralmente resolve o mesmo, com agilidade, primando pela satisfação dos clientes. Tudo isso, contribuem para a percepção positiva da marca, e uma experiência memorável pelo consumidor, levando a lealdade do mesmo, e ao Branding Equity.
O Branding Equity é o valor atribuído a bens e serviços, e está diretamente relacionado com que os clientes veem, leem, escutam, aprendem, sentem e pensam sobre a marca. É o que a marca ressoa para as pessoas.
A seguir, veja 12 dicas para você aplicar estratégias de Branding em seu negócio.
1- Defina objetivos e estratégias para o Posicionamento da Marca.
Como a sua empresa quer ser lembrada?
Qual associação imediata, você vislumbra para a sua marca? Luxo, inovação, disrupção, preço baixo?
Pense em alguma marcas que possuem um posicionamento bem claro. Veja o que vem à sua mente.
Refrigerante que mata sede
Lâmina de barbear
Sabonete Hidratante
Lanche Feliz
Site de pesquisa
Carro mais seguro do mundo
Caneta de Luxo
Portal de Compra de passagens
Veja que não citei o nome de nenhuma marca, mas a sua associação deve ter sido imediata.
2- Tenha uma Identidade visual e comunicação coerente com o seu posicionamento.
A identidade visual, não é somente a logomarca, é todo um conceito da marca que engloba, como logotipo, estudo de cores, tipografia, grafismos, slogan e sensações.
A comunicação da marca, impactará em como será percebida pelas pessoas. Tudo afeta a percepção consciente ou inconsciente dos clientes.
Será que as cores do MC Donalds e da Coca Cola foram escolhidas ao acaso? Certamente não. Cada cor tem um significado e uma função dentro de um negócios, de forma a atingir nossos sentidos de alguma forma, de acordo com o objetivo da marca.
O Vermelho por exemplo representa os sentimentos de amor e paixão; estimula o sistema nervoso, a circulação sanguínea, dá energia ao corpo e eleva a autoestima. Quem toma uma coca gelada e come um delicioso sanduíche do MC Donald's, inconscientemente está recebendo estes estímulos.
O amarelo significa luz, calor, descontração, otimismo e alegria. Simboliza o sol, o verão, a prosperidade e a felicidade. É uma cor inspiradora e que desperta a criatividade. Estimula as atividades mentais e o raciocínio.
Estas cores em excesso, causam stress, senso de urgência e irritação. São também utilizadas estrategicamente por muitos fast foods, justamente para causar o senso de urgência nas pessoas, de forma que façam suas refeições sem alongar a sua permanência no local, como num lugar mais aconchegante. O foco está no fluxo de pessoas.
Quem toma uma coca gelada e como um delicioso sanduíche do MC Donald's, inconscientemente está recebendo estes estímulos, através da psicologia das cores.
Por isso, é importante pesquisar e entender todos os pontos que envolvem uma marca.
3- Tenha Clareza de Propósito e Proposta de Valor
Quais são os problemas, (dores), que a sua empresa resolve? Como entrega valor aos clientes?
A startup QuintoAndar, é um bom case para falarmos de proposta de valor. A QuintoAndar nasceu com a missão de garantir uma experiência eficiente do início ao fim do processo de aluguel, usando tecnologia para viabilizar mais self-service e transparência.
O projeto nasceu a partir da vivência da “dor”, problemas enfrentados pelos próprios fundadores, onde se deparavam com uma experiência negativa com as imobiliárias, o que foi a inspiração para criarem uma plataforma de locação on line.
Neste caso, a proposta de valor é muita clara, pois nasceu do inconformismo e frustração, criando-se uma oportunidade de negócio e de agregar valor à vida das pessoas.
O Canvas da proposta de valor, é uma excelente ferramenta para sua empresa, desenvolver uma proposta de valor relevante. Uma proposta de valor clara, contempla todos os pontos do eneagrama abaixo, para que haja clareza de como resolver efetivamente as dores dos clientes com relação aos aspectos, funcionais, sociais, emocionais, de design, temporais e de segurança.
4- Abrace uma Causa - Imprima Valor à Marca
Como sua empresa quer ajudar a mudar o mundo?
A causa é o que move a empresa, ou o que está fortemente ligado aos seus princípios, valores e visão de futuro.
A Natura por exemplo, é uma empresa que já nasceu com uma causa bem clara associada a sustentabilidade. Além da relação que possui com os stakeholders das comunidades locais de onde extrai sua matéria prima, possui vários projetos sociais educacionais.
Quando você associa o propósito a uma ou a várias causas como a Natura, por exemplo, o engajamento da marca se torna muito mais relevante e isto ressoa positivamente em todos os aspectos do negócio.
5 - Invista em Pessoas
Invista em:
Pessoas
Felicidade no Trabalho
Desenvolvimento de Líderes
Gestão de Pessoas
Segundo pesquisa realizada pela Harvard Business School, a tendência no mundo dos negócios está em Investir em Pessoas. E a professora de Administração de Empresas da Harvard Business School, Cyntia Montgomery, aponta isso através da pesquisa que mostra que para superar uma empresa, em diferentes frentes de investimento são necessários:
Isto reforça que para toda e qualquer estratégia de negócio, as pessoas, fazem a diferença e precisam ser integradas com estratégias de endomarketing por exemplo, de forma a estarem totalmente alinhadas genuinamente com o propósito da empresa.
De nada adianta, investimento em estratégias de branding, se os funcionários não estiverem preparados para fazer valer o momento da verdade.
6- Saiba o que estão falando de sua empresa
Você tem monitorado o Reclame Aqui e suas avaliações em todas as redes sociais?
Por acaso antes de fazer alguma compra, tomar alguma decisão, já avaliou as redes sociais, o Reclame Aqui, e a classificação dos produtos/serviços? Da mesma forma que você faz isto, seus consumidores fazem o mesmo com sua empresa.
Na era digital, e com o empoderamento do consumidor, a gestão de marca, passou a ser um desafio constante. Muitas empresas, criaram setores específicos para monitorar em tempo real, o que os consumidores e mercado pensam e falam das mesmas.
Muitas, tem adotado tecnologias inovadoras com inteligência artificial/Big Data, que viabilizam o monitoramento até dos sentimentos dos consumidores.
Esta é uma estratégia adotada geralmente por grandes empresas, conscientes da velocidade da viralização das notícias e eventos que não são positivos, através das redes sociais e demais canais.
É preciso estar atento, para reverter as situações com agilidade.
Cuide de sua reputação. Monitore com constância o que falam de você e RESOLVA, rapidamente.
Esse monitoramento em tempo real e as análises constantes do comportamento do consumidor, viabilizam ainda, análises preditivas, um reposicionamento mais ágil e estratégico e antecipação das tendências de mercado.
7- Foque na Experiência do cliente
Como você quer ser lembrado pelos seus clientes?
O marketing de experiência – também conhecido como marketing sensorial – é uma tática que procura trabalhar a relevância de um negócio para seus clientes, através da percepção de todo o processo de compra, interações e experiências que uma pessoa tem com uma marca.
A experiência do cliente junto a marca, será formada por cada uma das sensações que vivenciar .
O que vai fazer com que seu cliente lembre de sua marca?
Ambiente
Tecnologia
Serviços
Valor
Preço
Comodidade
Tempo
Confiança
Variedade
Garantias
Agilidade
Solução
8 - Desenvolva uma comunicação Assertiva – Neuromarketing
Entrar na mente do consumidor. Esta é a proposta do neuromarketing, uma ciência que tem por objetivo descobrir as reações que acontecem no cérebro quando uma pessoa é exposta a produtos, marcas e anúncios.
Para fazer uma oferta de valor e desenvolver relacionamentos de longo prazo, é preciso entender os desejos,motivações, impulsos, reações e estímulos que fazem sentido para o seu público alvo/persona.
A partir desta compreensão a comunicação de sua marca, será muito mais assertiva, chegando não no racional, mas no emocional das pessoas, sendo esta a premissa, para criação de vínculos duradouros e "fandelizações".
9 - Invista em inovação tecnológica
Para uma marca se diferenciar no mercado, é preciso inovar em algo. Mais do mesmo, não gera valor e não desperta estímulos e atitudes por parte dos clientes. Desta forma, você é levado a focar em preços e descontos.
Inovação tecnológica, não está relacionada somente com a questão de você criar um produto/serviço dotados de inteligência artificial, com tecnologia de ponta e totalmente disruptivo. Está relacionada também com sua capacidade de utilizar as ferramentas tecnológicas para inovar o seus processos de atendimento, vendas, relacionamento, e gestão.
Alguns exemplos simples de serem adotados, mas que pasmem, muitas empresas ainda não adotam:
Atendimento via WhatsApp
Atendimento automatizado via Chat Bot (O Facebook proporciona isto de forma simples).
Reuniões online via Skype.
Automação da força de vendas com CRM.
Uso de CRM para analisar o comportamento do consumidor e tendências de mercado.
Uma inovação tecnológica está associada também a forma de entregar um produto simples, mas agregando grande valor. Por que será que na padaria compramos um brigadeiro de R$2,00 e na loja Brigaderia compramos um de R$ 7,00 até menor?
Hoje em dia inovações e tecnologias, estão ao alcance de todos.
10 – Invista em um Sistema de CRM
Crie uma relação próxima com seus clientes. Analise as métricas de Satisfação e insatisfações com a sua empresa. Analise os pontos de contato que fazem mais sentido para eles e invista nos mesmos.
Com um sistema de CRM (Customer Relationship Management), você poderá fazer a gestão de todos os canais em uma única ferramenta, com baixo custo e grande efetividade.
Quanto mais informações obtiver e analisar de seu público/alvo persona, mas irá desenvolver produtos e serviços inteligentes, irá vender mais para os mesmos e ter oportunidade de torná-los leais à sua marca.
Atualmente existem softwares gratuitos e que você mesmo pode customizar. O CRM integrará todos os canais de contato e relacionamento com os seus consumidores.
11 - Inclua os clientes nas estratégias de Marketing
A Coca-Cola estava oferecendo R$ 3 milhões para quem resolver seu maior problema – O açúcar.
As batatas Ruffles, já fizeram uma campanha para os consumidores ajudassem na escolha do novo sabor da batata.
Esse tipo de ação, engaja e faz com que seus clientes se integrem muito mais com a marca, e sejam mais leais à mesma, afinal, quando participam de uma ação de cocriação, sentem-se parte da mesma.
12- "Fandelize" seus clientes!
Lembre-se...
Branding é a essência da marca, a personalidade da mesma. Esta personalidade está impressa em tudo que ela comunica e faz.
Seja genuíno, entregue o que promete e vá além, busque surpreender seus clientes.
Torne-os fãs.
Somente os obstinados, irão carregar a sua marca no peito.
Gratidão por ter se dedicado a esta leitura!
Sucesso e ótimos negócios!
Autora: Thayane Fidelis – Master Business Coach – Especialista em Marketing e Vendas de Serviços.
Me siga no Instagram: https://www.instagram.com/asa_marketingevendas_pme/
Deixe aqui abaixo, suas dúvidas, que responderei com prazer! Até Breve!
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