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  • Foto do escritorThayane Fidelis

Como Vender Mais Pelo WhatsApp? O Novo Mocinho das Vendas!



O WhatsApp, já faz parte de nossas vidas e isso, não é mais uma grande novidade. A boa notícia, é que cada vez mais, ele tem se tornado uma ferramenta estratégica e poderosa para alavancar as vendas de qualquer segmento de negócio.


Hoje em dia, é raro uma empresa não colocar com destaque seu WhatsApp como um canal de atendimento e vendas, mesmo antes da versão Business.


E porque ele se tornou tão poderoso para os negócios?


O primeiro ponto está associado a democratização da informação com acesso a internet. Atualmente é raro um lugar que não se acessa a internet, ainda mais quando falamos de área urbana.


O segundo ponto, deve-se ao aumento explosivo do acesso aos dispositivos móveis como os Smartphones e Tablets, com conexão com a internet. Os dispositivos móveis mudaram a vida e a maneira de milhões de pessoas se relacionarem, de forma inconcebível.


Outro ponto que faz o WhatsApp ser o “mocinho” do momento é a economia que este aplicativo proporciona. Utilizar somente o WhatsApp reduz significativamente os custos com conta telefônica, pois além de mensagens e áudios, possibilita uma interação com ligações gratuitas e até chamadas com vídeo ao vivo.


E como utilizar esta poderosa ferramenta para prospectar clientes e fechar mais negócios?


Veja a seguir, 5 dicas poderosas!


#1- Capte o WhatsApp de seus Potenciais Clientes


Para você potencializar suas prospecções pelo WhatsApp, você precisa ter o número dos potenciais clientes.


E como conseguir isto?


Existem algumas formas, uma delas é através de campanhas direcionadas nas redes sociais, onde você oferece algum benefício em troca do cadastro da pessoa. Tal como um bônus, um e-Book gratuito, uma planilha, um teste, enfim, algo de valor que desperte o interesse de seu público/persona.


Eu vejo muitas pessoas até hoje, coletando somente o e-mail, mas já tem um bom tempo que em todas as nossas campanhas, esta solicitação se faz presente e não sinto resistência das pessoas, devido ser uma comunicação dirigida para o público que tem interesse em conteúdos específicos. Coloque as duas opções em seus cadastros, e deixe o WhatsApp opcional e somente e-mail como obrigatório.


A medida que seu potencial cliente lhe disponibiliza o seu WhatsApp pessoal, ele dá uma abertura para você se relacionar com ele. E é aí que entra a inteligência do negócio neste canal, que vamos falar na próxima dica.


#2 - Relacione e Agregue Valor


Fazer o cadastro não é promessa de compra. Mesmo que o potencial cliente tenha interesse em algo que você apresenta, não significa que está pronto para comprar.


Mas você pode deixá-lo no ponto!


Como?


Ao invés de você ficar esperando ele te acionar quando tiver interesse, comece a estabelecer um relacionamento de valor enviando conteúdos específicos que possam despertar o seu interesse.


Não envie somente conteúdo em texto; imagens associadas a textos, geram mais engajamento.


Não foque somente no envio de promoções de sua empresa, mostre que você realmente quer ajudá-lo a solucionar um problema.


Envie informações relevantes que despertem a atenção e interesse de seu público/persona. Envie semanalmente:

  • Conteúdos de seu interesse com link para o seu blog por exemplo, onde ele encontrará informação com uma pitada sutil de vendas.

  • Conteúdos que façam ele ter uma ação de baixar algo.

  • Dê e-books de presente, envie com um texto bem humorado e persuasivo, deixando claro que se trata de uma presente.

As pessoas sentem gratidão quando recebem algo sem que se espere nada em troca e tendem a retribuir as gentilezas.


Enfim, tem que usar a criatividade!


Planeje quais conteúdos enviar e tenha constância com envios semanais. Isto fará com que a sua empresa comece a se tornar familiar para este potencial cliente, aumentando as chances de escolhe-lo, quando estiver pronto para tomar a sua decisão de compra.


Se você tiver um número muito grande de clientes potenciais cadastrados em seu WhatsApp, sugiro que crie uma lista de transmissão, onde você adiciona todos os seus contatos e realiza um único envio, que chega para todos. Assim você ganha tempo.


Mas fique atento que esta ação tem um risco que poucas pessoas sabem. Se você não estiver cadastrado no celular da pessoa, ela não vai receber as suas mensagens. Por isto é importante você pedir que ela adicione o seu número, para receber seus conteúdos.


Caso contrário, você deverá enviar individualmente um a um.


Mas é importante também que você tenha ações de vendas, vamos ver na próxima dica.


#3 - Faça Ações de Marketing e Vendas


É muito importante você agregar valor e gerar simultaneamente o engajamento dos clientes com o objetivos de realizar vendas.


Esse engajamento na verdade precisa ser gerado a todo instante, mas, de forma sutil. Onde você precisa ter uma comunicação assertiva, de forma com que seu potencial cliente perceba que quando precisar resolver aquele problema, poderá contar com você.


E como fazer isto?

  • Dentro de seus conteúdos coloque links para o seu site ou canais de divulgação, bem como contatos, e reforce qual o propósito da empresa.

  • Apresente cases de soluções em formato de histórias.

  • Envie posts com notícias que reforcem a autoridade de sua empresa, tal como uma grande parceria fechada, ou o lançamento de um novo produto inovador, etc.

  • Apresente seus produtos/serviços intercalando com todos estes conteúdos mencionados.

A medida que você for conhecendo ainda mais o seu público e se relacionando com o mesmo, você começara a identificar e a entender melhor o que faz sentido ou não, ou que engaja e gera repercussão. Pois, se as pessoas se interessarem, elas reagem.


E pelo WhatsApp esta reação é mais rápida e gera mais conversões de vendas.


Entretanto, você precisa estar preparado para vender da forma certa. Pois, muitos ainda acham que vender é passar preço. E neste como em qualquer outro canal de vendas, é preciso comunicar de forma assertiva e persuasiva para se alcançar os resultados almejados.


Vamos então para a próxima dica.


#4 - Tenha a Pessoa Certa para Vender


Como eu disse, vender não é passar preço, não é enviar proposta pronta. O preço é uma das últimas etapas do processo de vendas.


Mesmo que o WhatsApp nos "aproxime" das pessoas, é importante utilizar técnicas inteligentes para se comunicar através deste canal.


Por parecer as vezes uma ferramenta banal, por estar ao alcance de todos, muitas empresas deixam o seu atendimento ao cliente e processo de vendas deste canal, na mão de pessoas despreparadas para identificar as reais dores dos clientes e interagir com os mesmos de forma inteligente e persuasiva, levando-se ao fechamento da venda.


Pode parecer exagero para muitos, mas como é um ferramenta que utilizo muito e atualmente fecho mais de 80% das vendas de minha empresa, para todo o Brasil (somente serviços), sei que isto realmente é fator primordial para que o número de conversão de vendas seja mais expressiva. Ainda mais se tratando da venda de serviços, pois o produto é muito mais tangível, mesmo que virtualmente.


Se você é um pequeno empresário, ou um gestor de um negócio, fique atento e treine seus funcionários para que tenham um atendimento profissional para que as oportunidades que surgirem não sejam perdidas.


#5 - Tenha Disponibilidade

Esteja disponível, venda todos os dias e em qualquer horário!


Responda estas perguntas:

  • Você atualmente prefere receber contatos por telefone ou WhatsApp?

  • Você já percebeu que estamos falando muito menos ao telefone depois da chegada do WhatsApp em nossas vidas?

  • Prefere ser interrompido para falar ao telefone, ou prefere ver a mensagem rapidamente e se dar a liberdade de respondê-la ou não, quando quiser e na hora que quiser?

Provavelmente, você tem falado mais no WhatssApp e prefere responder conforme seu interesse e disponibilidade.


Este é um dos pontos que fortalecem o uso do WhatsApp para os negócios. Por ser uma ferramenta que está acessível aos nossos olhos e mãos 24h por dia, estamos sempre conferindo as nossas mensagens, a qualquer instante, até antes de dormir, mesmo que não estejamos interessados em algo, nós temos a curiosidade de ver do que se trata.


Segundo a pesquisa Global Mobile Consumer Survey, realizada pela consultoria Deloitte, os brasileiros desbloqueiam o celular, em média, 78 vezes ao dia.


Um cliente em potencial, pode entrar em contato com a sua empresa a qualquer instante, por este canal, sem estar apegado a dias ou horários. E quando entram em contato querem encontrar disponibilidade.


E ok se você não puder responder na hora, mas se responder, suas chances de fechar o negócio aumentam consideravelmente, pois as pessoas amam ser atendidas a tempo e a hora, amam atenção, ainda mais nesta ferramenta que gera uma proximidade e familiaridade muito maior do que qualquer outra.


E vamos e convenhamos, tem algo melhor que pesquisar sobre algo, ficar interessado naquele momento e já ter um atendimento até no domingo, sem ter que esperar a segunda?


Eu sei que que isto pode soar mal para muitos, que preferem separar o tempo de trabalho e tempo de descanso. Totalmente compreensível. Mas se você não tem esses paradigmas, reforço que suas chances de vender mais por esta ferramenta aumentam significativamente.


Eu particularmente, atendo um público de pequenos empresários, e muitos destes quando acionados pelo telefone, já não tem mais aquela velha disponibilidade em atender. Desta forma, eu e minha equipe lhes acionamos pelo WhatsApp. Muitas vezes o silêncio é longo, o retorno demora, mas de repente aparecem.


E aparecem justamente no momento que arrumaram tempo para olhar para aquela situação, proposta, ou pendência.


E neste momento, colocamo-nos à disposição para atende-los, passar informações, tirar dúvidas, negociar, e fechar negócios e parcerias.


É óbvio, que filtramos o que precisa de uma atitude imediata, do que pode esperar uma maior disponibilidade de nossa parte. Para tudo tem o seu ponto de equilíbrio e bom senso.


Atualmente com o WhatsApp Business, isto fica mais fácil com as mensagens automatizadas de que não estamos disponíveis no momento, e que iremos retornar assim que possível. Isto nos permite filtrar o joio do trigo.


Se você ainda não está vendendo os seus serviços por este canal, seja bem vindo e boas vendas!


Um abraço!

Thayane Fidelis

Master Business Coah - Especialista em Marketing e Vendas de Serviços






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