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  • Foto do escritorThayane Fidelis

Leads - Da Paquera ao Casamento com o seu Negócio!

Atualizado: 16 de fev. de 2020

3 Estratégias Poderosas para captar e converter mais vendas.

Métodos com o Passo a Passo.




Lead. Esta palavra é uma das mais famosas e requisitadas no mundo do marketing digital e também no mundo off line.


Mas o que é um lead? E porque somos loucos por leads?


Lead é todo potencial cliente, ou seja, uma pessoa que tem o potencial para consumir nosso produto/serviço, mas nem sempre tem consciência que precisa dele, ou está pronto para se tornar um cliente naquele momento.


E como tudo começa?


Geralmente, quando entramos no Google, e pesquisamos por algum assunto ou solução de um problema. Neste momento nós estamos querendo esclarecer dúvidas, e buscar uma solução por conta própria, em muitos casos.


De repente, nos deparamos com algo que nos atrai, que faz sentido, que nos desperta a atenção, que nos paralisa. E ficamos ali, um bom tempo consumindo aquela informação.


Do mesmo modo que iniciamos um dia uma paquera, algo quase que hipnotizante.



A partir daí, inicia-se uma relação, o potencial cliente, deixa geralmente o seu e-mail, em troca de baixar algum conteúdo de valor, como numa paquera, onde se deixa o contato no primeiro encontro, mas sem a promessa de que será um namoro, tão pouco um casamento.


Essa relação começa então a ser nutrida, com conteúdos de valor, que são informações relevantes para um público alvo/persona, específico. Assim como no início de um relacionamento, onde se liga e envia-se flores, aqui é na mesma linha. É preciso trabalhar para ganhar o coração e a confiança desses leads. É um processo de conquista.


E a medida que esse lead se interessa ainda mais pelo nosso conteúdo e proposta de valor, este relacionamento começa a ganhar forças, aumentar a confiança e crescer.


Este namoro começa mesmo, quando este lead (potencial cliente) se cadastra ou nos segue com frequência em algum de nossos canais (Blog, Instagram, Facebook, Youtube, Linkedin, etc), aumentando desta forma a confiança, e a oportunidade de nutri-lo com mais conteúdos que trabalhem as suas dores ou despertem novas necessidades. Podemos então mostrar cada vez mais o nosso valor.


Desta forma, vamos nos tornando familiar, uma referência para este lead , trabalhando com sutileza, com uma comunicação assertiva e persuasiva, que nos leve ao casamento com este, ou seja, a uma ação de compra.

E Como levar este Lead para o altar? Como fazer com que "case" com o seu negócio?


Existem várias estratégias para levar a este casamento, mas neste Post, vou revelar somente três que utilizo e oriento meus clientes a utilizarem, que são simples, mas geram muito resultado.

1- Invista na Relação - Invista em Inbound Marketing



O Inbound Marketing é uma estratégia de criação de conteúdo de valor, para um público alvo/persona que é o seu foco de conquista como cliente. É uma das formas mais eficientes para se namorar e chegar ao casamento com seu público. Pois, a medida que você produz conteúdos que este público reconheça valor, cada vez mais se aproximam, relacionam e permitem uma inteiração maior.


Esta estratégia pode ser praticada através de um Blog, por exemplo, onde você deverá manter uma constância de postagens, para criar uma audiência fiel.


Aí você pode estar se perguntando. Mas como vou captar leads com um Blog? Além do conteúdo em texto, você deve ao final de cada post, levar seu potencial cliente a uma ação, oferecendo algo de valor para ele baixar, para em troca você ter as informações dos mesmos. Como você investe em uma relação sem ter contatos e sem cativar a pessoa?

Veja o passo a passo de como fazer para captar e converter leads em clientes com esta estratégia do Blog.

1. Conteúdo - Disponibilize o conteúdo de valor no Blog com foco em um nicho de mercado/persona. Exemplo: Se você é uma nutricionista e sua persona são mulheres de 20 a 30 anos, de classe média alta, que querem emagrecer, seu conteúdo precisa estar focado para atender as demandas deste público. O seu público precisa ficar "hipnotizado" por você. 2. Valor agregado - Ao final do post faça uma chamada para que seu visitante baixe o conteúdo de valor que está disponibilizando, tal como um teste, um e-Book, algum bônus para ter acesso a alguma condição especial para um curso a ser lançado, alguma planilha com um método que utiliza, etc. Você pode criar várias coisas para disponibilizar gratuitamente. Quando nos mostramos interessados, e que estamos investindo na relação, nossas chances só aumentam.

3. Captura de cadastro - Para baixar o conteúdo, os potenciais clientes (leads), precisam cadastrar o seu nome, WhatsApp e e-mail. Não tenha medo de coletar os dados de seus potenciais clientes. Chega de pegar somente e-mail. Estes são ótimos, mas melhor ainda é WhatsApp, onde temos uma interação, rápida, próxima, e que gera resultados muito mais efetivos. Afinal de contas, você quer ficar no namoro ou quer se casar com este lead? Se você não tem pressa neste casamento, foque somente no email.


Quando temos posse do whatsapp, todos os demais conteúdos são enviados através deste canal e os potenciais clientes recebem super bem, de bom grado, e muitos agradecem. Vários buscam saber mais sobre os serviços, solicitando informações para resolver os seus problemas. Isto ocorre quando você trabalha com foco em nichos. Para públicos genéricos a receptividade e resultados podem não ser os mesmos. 4. Envio de novo conteúdo/ apresentação de produtos/serviços - Ao receber um novo cadastro de um lead, o mesmo deve ser cadastrado no WhatsApp, e no CRM, imediatamente, caso não tenha uma ferramenta de integração automática destas plataformas. E a partir daí, inicia-se a apresentação de produtos/serviços que lhe interessam, mesclando com conteúdos.


É interessante perceber que os potenciais clientes, não reclamam de receber as ofertas dos produtos/serviços, pois, gostam de saber o que tem de novidade, e sabem que sempre irão receber conteúdos relevantes, pois a relação começou da forma certa. Então, o relacionamento vai se estreitando gradativamente e a confiança só aumenta.

5. Abordagem e Fechamento da venda - Após todas estas etapas, envia-se aos potenciais clientes, alguma condição especial. Deixando claro que se trata de uma oferta "exclusiva" somente para os leitores do Blog. Reforce esta oferta pelo WhatsApp e e-mail. Além disso, para clientes que não respondem a oferta, trabalhe com telemarketing (formal x informal), nada chato e pegajoso.


Geralmente estes potenciais clientes que recebem as ligações, são receptivos, por já ter se construído uma relação, e já parecer mais familiar. Então, uma boa parte das vendas muitas vezes é finalizada pelo telefone. Isto ocorre devido muitas vezes o potencial cliente receber a informação, agradar, mas deixar para analisar depois, pois ainda tem dúvidas.


Com a ligação, resolve-se todas as objeções, com um discurso persuasivo, que leva em grande parte ao fechamento imediato da venda. Se você está apaixonado, e seu amor não responde à suas investidas por whats ou email, você liga ou não liga? O telefone ainda é sim, parte das estratégias de negócios. No momento certo e do jeito certo, todas as ferramentas funcionam e fazem sentido.



2- Seja Ousado! Invista em Posts Promocionais e Landing Pages


Uma outra estratégia que utilizamos muito, e que gera muitos leads, é a postagem de Posts Promocionais, e impulsionamento dos mesmos no Facebook e Instagram, associados a Landing Pages (que são páginas de capturas de cadastros dos leads).

Este é um processo inverso ao anterior, onde primeiramente fazemos a oferta, e a partir daí, construímos uma relação. É tipo aquela relação amor a primeira vista, que você chega investindo todas as fichas, pede logo em casamento, pois viu que encontrou o seu amor e não tem tempo a perder.


Funciona bastante, para aqueles potenciais clientes que já estão prontos para comprar.


Veja o passo a passo de como fazer para captar e converter leads em clientes com esta estratégia.

1. Crie um post com uma oferta atrativa com uma comunicação assertiva.

2. Impulsione este post, sem delongas, sem muitas informações, pois, o excesso de texto, pode diminuir a curiosidade dos potenciais clientes e inviabilizar uma ação impulsiva de clicar em (Saiba Mais), sendo direcionados para a landing Page.


3. Na landing page o potencial cliente se depara com uma oferta única, por tempo limitado.


4. Ao se interessar pela oferta, o lead cadastra seu nome, WhatsApp e e-mail, e mais alguma informação solicitada, para garantir aquela oportunidade. 5.Em seguida recebe o contato do setor comercial para lhe apresentar a proposta. Tanto pelo Whats, quanto pelo telefone, para o fechamento do negócio.


6. A partir daí inicia-se um relação mais profunda com este cliente.


3- Fidelize! Invista em e-Books Gratuitos



Os e-Books são excelentes iscas digitais, pois entregam valor em termos de conteúdo, e trabalham também o inconsciente das pessoas, que muitas vezes baixam para ter posse, como se fosse um produto, mesmo não consumindo a informação.


É um forma de você atrair e ganhar a atenção de seus leads, e abrir a porta para investir em um relacionamento e ir estabelecendo um processo de confiança e credibilidade.


Um e-Book com um conteúdo consistente, bonito, bem feito, com layout e arte atrativa, surpreende, encanta e fideliza as pessoas.


Veja o passo a passo de como fazer para captar e converter leads em clientes com esta estratégia.


1- Crie um e-Book com um conteúdo que venha resolver alguma dor de seu público/persona, com um título e capa bem atrativa. Hoje em dia tem geradores de capas de e-books gratuitos, que dão a sensação de ser realmente livros. O que motiva ainda mais as pessoas a baixarem.


2- Divulgue este e-Book em todos os seus canais, tais como: Blog e redes sociais, direcionando seu público para uma landing page, onde deverão preencher um pré-cadastro para ter o direito ao conteúdo. Não esqueça de promover este conteúdo com impulsionamentos e campanhas pagas no Face e Insta.


3- Ao ter posse do cadastro dos leads, inicia-se aquele velho namoro, ou seja, um relacionamento que será nutrido com conteúdos e ofertas especiais, até chegar ao casamento que é a venda em si. A partir daí, você fidelizará este cliente, que estará sempre consumindo seus conteúdos gratuitos e comercializados, com um esforço menos sobrenatural.


4- Para todas as pessoas que baixarem seu e-Book, você pode enviar uma enquete, pelo Whatsapp, perguntando o que acharam do conteúdo e pedir novas sugestões. Assim o público se sente parte de sua estratégia e se engaja ainda mais. O Stories do Instagram, também tem ferramenta para fazer esta enquete de forma bem leve, interativa e divertida.


5- Para os leads que são seguidores de seu blog e que você já relaciona com os mesmos pelo WhatsApp, envie o e-Book com um texto mais inteligente de forma que os surpreenda e que entendam que trata-se de um presente. A forma de entregar este mimo, para a sua audiência, também precisa ser cativante. Afinal, ninguém se esquece de pessoas e atitudes que fazem a diferença. Isto desperta a gratidão nas pessoas e o sentimento de querer retribuir a esta gentileza.




Enfim, se você fizer o seu melhor, utilizando alguma das estratégias supracitadas, certamente você chegará ao casamento, até muito antes do que imagina. Mas, enfatizo, saiba utilizar tudo no momento e na dose certa, para que não espante o seu pretendente ok?


Coloque muito profissionalismo e amor em tudo o que fizer, que a magia acontecerá de forma maravilhosa!


Gratidão por ter se dedicado a esta leitura!

Sucesso e ótimas vendas!



 

Autora: Thayane Fidelis – Master Business Coach – Especialista em Marketing e Vendas de Serviços.



Esta turma de empreendedores que você está vendo nesta foto abaixo, é uma das que utilizei exatamente as estratégias acima para atraí-los para um treinamento focado em suas dores. Funciona! Mãos à obra! Bora Casar! 👊😉😘

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