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  • Foto do escritorThayane Fidelis

Quais as melhores redes sociais para você vender mais?

Atualizado: 16 de fev. de 2020




Se você deseja aumentar a divulgação de sua empresa em sua cidade, estado, país ou mundo afora, e aumentar a conquista de novos clientes e fãs, você precisa explorar mais o potencial das Redes Sociais.


Os principais canais atualmente que geram resultado em ações de marketing e vendas para uma empresa são: Facebook, Instagram e Linkedin.


Facebook



O  Facebook, é uma rede onde 102 milhões de brasileiros estão presentes, o que representa 90% das pessoas que têm acesso à internet. Possui bastante diversidade de audiência e atinge todos os tipos de público. Digamos que é como se fosse a Globo da Internet.


Muitos profissionais de marketing, tem meio que ignorado essa rede e focado mais em Instagram. Tudo depende do posicionamento da marca, de pesquisas prévias, do Persona a ser atingido, etc. Mas, o Facebook ainda continua sim, sendo um canal bem estratégico para os resultados das ações de marketing digital.


O Facebook tem um ponto muito positivo, que são os grupos segmentados por interesses. São comunidades que podem ser criadas por qualquer usuário, e podem  ser restritas quanto a privacidade, com uma pré-seleção das pessoas para grupos privados, ou aprovação automática quando se trata de grupos públicos, ou seja, qualquer um pode participar.


Para a área de negócios isto faz com que esta rede seja muito interessante, pois um público cativo está sempre nos grupos de discussões, o que os mantém ativos na rede. Não é a toa que mais de 50 milhões de empresas usam o Facebook para divulgar os seus negócios.


O  Facebook é uma ferramenta de marketing e vendas acessível à todos. Você mesmo tem a capacidade de fazer as suas próprias campanhas e começar a ter retornos de leads interessados em seus produtos/serviços, investindo a partir de R$ 5,00 por dia.


O próprio Facebook disponibiliza conteúdos educativos e de ajuda para leigos, sobre o uso de suas ferramentas e ainda disponibiliza uma equipe para lhe ajudar a planejar a sua campanha de marketing gratuitamente.


Só que não tem milagres, você precisará colocar a mão na massa para aprender a fazer. Ou se não tiver tempo, o mais indicado é contratar uma empresa que lhe dê suporte nisso.


Alguns números do Facebook

  • 75% dos usuários de internet do sexo masculino estão no Facebook, enquanto 83% correspondem às mulheres internautas que também estão na rede social de Mark Zuckerberg.

  • 22% da população total do planeta usa o Facebook.

  • Facebook é rede social mais usada - com 1,86 bilhão de usuários ativos por mês.

  • Mais de 50 milhões de empresas usam o Facebook Business.

  • 100 milhões de horas são gastas por usuários vendo vídeos no Facebook diariamente.



Instagram



O Instagram, é um dos "queridinhos" do momento. A rede teve um crescimento exponencial de 600 para 700 milhões de usuários em 2017, o maior desenvolvimento de uma rede social em toda a história.


Esta rede proporciona uma comunicação mais direta através de imagens e micro vídeos. É uma rede reconhecida por ter um público mais fiel e engajado. Talvez, devido a maioria de seu público ser jovens entre 18 e 29 anos, da geração Y e Z (nascidos entre 1980 e 2010), os perfis que já nasceram conectados. 


Mas isso não é uma regra, é só uma estatística, que não implica diretamente no potencial desta mídia para engajar também a geração X por exemplo, (nascidos entre 1960 a 1979). Tudo vai depender do seu conteúdo e estratégias para engajar e fidelizar o seu público a este canal.


No Instagram sua empresa pode postar imagens de seus produtos/serviços, conteúdos motivacionais, vídeos curtos de até um minuto na time line, e apresentar o dia a dia e bastidores de seu negócio no Instagram Stories. Para você que vende serviços, mostrar os bastidores de seu dia a dia, com certeza é uma ótima forma de engajar a sua audiência.


Além disso você pode impulsionar os seus posts e vídeos e fazer campanhas integradas ao Facebook simultaneamente, tendo além de engajamento, resultados surpreendentes.


Quando você faz um impulsionamento de Post ou uma campanha no Facebook, há a possibilidade de integração com o seu Instagram simultaneamente, e agora também pode integrar também com o WhatsApp e o Messenger.


Ou seja, o seu cliente potencial vê o mesmo anúncio no Face ou Insta, clica nele, e cai em seu WhatsApp ou em seu Messenger para iniciarem imediatamente uma conversa.


Quando você faz um impulsionamento de Post ou uma campanha no Facebook, há a possibilidade de integração com o seu Instagram simultaneamente, e agora também pode integrar com o WhatsApp e o Messenger.


Alguns Números do Instagram


  • 50 milhões de usuários brasileiros.

  • 15 milhões de perfis comerciais e 2 milhões de anunciantes no mundo.

  • 80% dos usuários seguem um perfil comercial.

  • 32% dos adolescentes consideram o Instagram a rede social mais importante.

  • Mulheres na internet estão mais propensas a usar o Instagram do que os homens: 38% vs. 26%.

  • A maioria dos usuários do Instagram estão entre 18-29 anos.

  • Instagram Stories já conquistou 150 milhões de usuários ativos em pouco tempo de vida.

Linkedin



Um outro canal de grande potencial para negócios e networking é o Linkedin. O perfil das pessoas é bem profissional, e a postura e engajamento também são interessantes. Fora a quantidade de grupos segmentados que também existem por lá.


Redes sociais como o Linkedin e Facebook, tem como ponto positivo de permitirem a criação de grupos de interesses que também são excelentes canais de relacionamento, divulgação, aprendizado, parcerias e vendas.


A grande vantagem do Linkedin, é que o foco é 100% business, não tem essa de ficar postando o prato que comeu e o churrasco com os amigos. Por isso é uma rede mais profissional e demanda uma postura mais sóbria e focada com comunicação mais assertiva. 


No Linkedin, também é possível impulsionar posts, promover o seu produto/serviço, e ter acesso a todas as métricas de cada campanha realizada.


Há inúmeras vantagens também para os assinantes desta plataforma que a levam a sério o processo de prospecção de negócios. Pois, você consegue ter acesso direto com pessoas que jamais talvez conseguiria um contato, após uma longa jornada de tentativas improdutivas.


No Linkedin, você também descobre se um amigo seu, tem alguma relação com alguém que você está precisando falar. Isto funciona e é fantástico para enriquecer o seu networking e encurtar os caminhos para falar com que precisa.


Os assinantes da plataforma tem acesso ao LinkedIn Sales Navigator, que possibilita o filtro e potenciais clientes por várias categorias, tais  como: geografia, título, função, tamanho da empresa, etc.


É sem dúvida um excelente canal para captação de leads e geração de negócios.


Alguns Números do Linkedin

  • 500 milhões de usuários – 45 milhões são brasileiros.

  • Média de tempo gasto por usuário no LinkedIn é de 17 minutos por mês.

  • 39% dos usuários do Linkedin pagam, mensalmente, pela conta premium.

  • 40% checam a rede social todos os dias.

  • 49% dos tomadores de decisão de empresas usam a rede para propósitos profissionais.

Antes de iniciar o planejamento de suas redes sociais, pense e planeje o perfil de seu público, entendendo quem é o seu Persona, para que a sua comunicação seja bem assertiva e você colha excelentes resultados.


Um abraço!

Thayane Fidelis

Master Business Coah - Especialista em Marketing e Vendas de Serviços


 




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